Caldas Novas utilizará telemedicina para diagnóstico de infarto
O SAMU de Caldas Novas recebeu segunda-feira, 18 de Abril, dois aparelhos portáteis de eletrocardiografia digital. Estes aparelhos vão equipar as duas ambulâncias de suporte avançado (USA ou UTI Móvel) do município e possibilitarão que exames de eletrocardiograma sejam feitos na hora e analisados por especialistas da Central de Telemedicina do Hospital do Coração - Hcor, em São Paulo, tudo transmitido via smartphone e com resultados obtidos em minutos.Estiveram no gabinete para a entrega simbólica dos aparelhos o Prefeito Ney Viturino, o secretário de Saúde, Marcos Vinícios Paixão e dois coordenadores do SAMU, a enfermeira Juliana de Andrade e o médico Dr. Marcelo Ataíde Vieira. Os aparelhos Cardiette acompanham celulares Blackberry, que transmitem os dados dos exames para a central do HCor.“Funciona como se tivéssemos trazendo um especialista, um médico cardiologista, para dentro da nossa UTI para nos dar suporte na hora de diagnosticar um paciente que apresente um quadro mais complexo de problemas cardíacos”, explicou Dr. Marcelo.
A entrega do Tele-Eletrocardiógrafo Digital Portátil aos SAMU começou no ano passado, através de convênio do Ministério da Saúde com o HCor.
O SAMU de Caldas Novas foi inaugurado em junho de 2010 e já é modelo em Goiás, sendo um dos primeiros do interior a receber o aparelho. Uma equipe de São Paulo virá para fazer o treinamento da equipe de Caldas Novas.
Fonte: SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário