A Saúde Pública no Brasil.
A Saúde Pública brasileira, teve início em 1808, pois anteriormente nos tempos de colônia era o pajé que cuidadava das pessoas, com suas ervas e cantos, e os boticários, eram as únicas formas de assistência à saúde. Em 1789, havia no Rio de Janeiro, apenas quatro médicos.
Em 1808 com a chegada da família real portuguesa, foram criadas as duas primeiras escolas de medicina do país: o Colégio Médico – Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as únicas medidas governamentais até a República. Emboraa história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só foi instituído em 1953, com a Lei nº 1.920. Ao longo destes mais de cinqüenta anos de existência, o ministério passou por diversas reformas em sua estrutura.
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro. O Ministério da Saúde veio a ter como missão Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania"
( No próximo post, falaremos mais sobre como surgiu a Saúde Pública brasileira. acompanhem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário